Gel cirúrgico pode ser utilizado como selante em cirurgias cardíacas

(com Bloomberg)

O coração é uma parte muito problemática do corpo quando pensamos em um procedimento cirúrgico. O fato de que o coração é um músculo que precisa se contrair e relaxar continuamente, bombeando sangue pelo corpo, faz com que tudo o que ocorre por lá seja mais sensível. Durante uma cirurgia, isso adquire contornos dramáticos, uma vez que os métodos usuais de sutura, utilizados em outras partes do corpo, não funcionam em um órgão que precisa continuar trabalhando incessantemente.

Pensando nesse problema, pesquisadores do MIT Karp Lab, em parceria com uma equipe de pesquisadores da Gecko Biomedical, desenvolveu um poderoso gel selante, que dispensa o uso de suturas ou grampos, podendo ser aplicado em um coração funcionando normalmente durante um procedimento cirúrgico.

Como funcionam os procedimentos cirúrgicos cardíacos atualmente? Quando o coração sofreu uma lesão grave, que precisa de reparação, o sangue circula pelo corpo  impulsionado temporariamente em máquinas específicas para esse fim, enquanto o coração é suturado e se recupera, para poder voltar ao funcionamento. No entanto, esse procedimento não pode demorar muito e é repleto de riscos.

Com o novo gel, esse problema acaba: “o gel se liga rapidamente aos tecidos do corpo, promovendo uma vedação rápida. Com o tempo, a cola se degrada naturalmente, e o próprio tecido do corpo cresce em seu lugar, dando uma recuperação natural ao órgão”, explica Maria Pereira, coordenadora do projeto.

O gel também tem a vantagem de tornar as cirurgias cardíacas bem menos invasivas: “Uma vez que a cola pode ser aplicada com seringa, muitos procedimentos cardíacos podem se tornar minimamente invasivos, tornando o risco de infecção quase nulo e reduzindo radicalmente o tempo de recuperação”, continua Pereira.

Os testes em humanos devem ser feitos à partir do ano que vem, com autorização da FDA. O vídeo abaixo (em inglês) explica o funcionamento do gel:

Anúncios
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , . Guardar link permanente.

Dê sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s