Sonda Dawn entra em órbita de Ceres

Nessa manhã, o Twitter da NASA confirmou, com um tweet, que a sonda Dawn entrou na órbita do planeta-anão Ceres. A entrada na órbita foi totalmente tranquila e programada, uma vez que a sonda Dawn é diferente da maioria das sondas lançadas anteriomente: seu motor é iônico, o que proporciona uma aceleração gradual, facilitando o ajuste à orbita de Ceres.

Já comentamos sobre Ceres aqui. O planeta-anão, que é o maior objeto do cinturão de asteróides existente entre Marte e Júpiter, tinha sido muito pouco pesquisado até então. É até um pouco incompreensível que se conhecesse tão pouco de Ceres até o momento.

No entanto, isso está mudando. O primeiro grande mistério de Ceres está nas manchas brancas que aparecem nas fotos do planeta. No período da missão, que se estenderá até 2016, a NASA quer saber se essas manchas são compostas de gelo. Uma confirmação da existência de gelo é condizente com as observações feitas pelo Observatório Espacial Herschel, que publicou no início de 2014, analisando observações anteriores (a missão do Herschel se encerrou e 2013) que alguns pontos da superfície de Ceres emitiam vapor de água.

Além disso, nos dois próximos anos a Sonda Dawn vai se aproximar mais de Ceres, até chegar a uma órbita de módicos 400 quilômetros do planeta-anão. Isso vai permitir a coleta de dados inéditos acerca do relevo e da composição de Ceres, embasando novos estudos e respondendo importantes questões sobre a formação e a composição do Cinturão de Asteróides.

Para acompanhar as últimas atualizações da NASA a respeito da missão da Sonda Dawn em Ceres, acesse o site que a agência americana fez especialmente para isso.

Anúncios
Esse post foi publicado em astronomia, exploração espacial e marcado , , . Guardar link permanente.

Dê sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s