Satélite americano explode em órbita

(Com Reuters)

A Força Aérea dos EUA informou que um satélite militar lançado em 1995 explodiu ainda em órbita no mês passado após um pico repentino de temperatura. Os resíduos da explosão continuam em órbita.

A explosão foi reportada pela empresa Space News, e este é o segundo satélite do Defense Meteorological Satellite Program (DMSP), dos EUA, a sofrer um desastre nos últimos 11 anos. Em 2004, o satélite DMSP-F11 explodiu em órbita enquanto estava fora de operação.

“Enquanto não temos uma resposta definitiva, o pessoal do Centro de Operações Especiais vai continuar a avaliar esse evento para saber qual foi a causa do que aconteceu”, disse o Coronel da Força Aérea John Giles, diretor do U.S. Joint Space Operations Center, que está acompanhando a trajetória da órbita dos pedaços do satélite que não foram aniquilados na explosão. O centro de operações diz ter catalogado 43 pedaços remanescentes.

A rede de satélites do DMSP oferece informações meteorológicas, oceanográficas e solares, operando no espectro de luz visível e no infravermelho. O satélite DMSP-F13, que faz parte da rede, é o mais antigo existente, estando em uma órbita polar à 800 Km de altura há 52 anos.

Anúncios
Esse post foi publicado em exploração espacial e marcado , . Guardar link permanente.

Dê sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s