Para que serve esse espaço?

Quando as pessoas pensam em um espaço que fale sobre ciência e tecnologia, logo pensam no último lançamento de alguma grande empresa ou na última grande conquista científica. É normal. Quem acompanha o avanço da Ciência e o desenvolvimento de novas tecnologias quer sempre estar na vanguarda do conhecimento.

Essa perspectiva é ótima e gera grandes benefícios. Afinal, o avanço da ciência, de forma simplificada, é fruto da curiosidade e da ansiedade das pessoas em responder questões que nunca foram respondidas. E, com as respostas na mão, em fazer novas perguntas, que ao mesmo tempo são mais complexas e mais fundamentais.

No entanto, é bom recordar que a ciência e a tecnologia estão inseridas em um contexto histórico inescapável. No século XIX, por exemplo, a física newtoniana parecia dar conta da grande maioria das questões relativas ao lugar da humanidade no universo. Com a teorização da mecânica quântica e da relatividade, no início do século XX, essa perspectiva se dissipou. Com as conclusões de Einstein, Planck, Heisenberg, Bohr, Rutherford e outros, todo um novo campo de estudos da Física surgiu, levantando muitas novas questões, muitas delas sem respostas definitivas até hoje.

A Ciência sempre funciona assim, como um ciclo contínuo movido pela curiosidade humana: respostas só são definitivas até o momento em que são refutadas ou melhoradas. A tecnologia, por sua vez, nada mais é (ou deveria ser) do que o uso da técnica para o benefício da humanidde, amparado pelas respostas já obtidas pela ciência. Por isso a sensação constante de “avanço” ou “evolução”: quanto mais complexas as respostas obtidas pela ciência, mais complexas as técnicas utilizadas e os artefatos produzidos para facilitar a vida das pessoas.

Mas por que fazer um espaço para discutir ciência e tecnologia? Para preencher uma lacuna. Não espere aqui a cobertura ao vivo do lançamento do último smartphone, qual o melhor aplicativo para Android ou iOs do último mês ou qual startup se valorizou mais ano passado. Para esse tipo de informação, já existem ótimos sites por aí (e não os recomendarei aqui para não ser injusto com algum deles que eu eventualmente esquecer). O foco de análise aqui é outro.

O objetivo é analisar as implicações da ciência na sua vida. Como ela pode fazer diferença no seu cotidiano. Questões que vão além de descobertas ou produtos novos. Obviamente, é impossível não discutir quando uma nova descoberta ou aplicação surge. Mas a discussão aqui se pretende mais profunda, passando por temas como a política científica e tecnológica e o papel de governos, universidades e iniciativa privada em todo esse processo, em diversos temas. Sempre de forma honesta e crítica, como toda análise do tipo merece ser.

Qualquer esforço para se compreender a ciência deve partir desse pressuposto: o de que nosso conhecimento sempre é minúsculo e a humildade para aprender e mudar de opinião com a exposição de novos fatos empíricos deve ser o cerne da atuação de todo cientista (de todo ser humano, na verdade)

No mais, sejam bem vindos a esse espaço de discussão e aprendizado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Além do Laboratório e marcado . Guardar link permanente.

Dê sua opinião

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s